Como chegar em San Blas, no Panamá
- por: Tati Rocha
- 25 de abril de 2022
- Nenhum comentário
Como chegar em San Blas? A resposta é que essa não é uma tarefa tão fácil. O arquipélago está localizado no Panamá, na comarca Kuna Yala, há 100 quilômetros da capital do país. Metade do trecho é em uma estrada ruim, com muitas curvas, montanhas e buracos. Atualmente (abril/2022), somente carros 4×4 são permitidos. É possível alugar um carro e dirigir até a costa (você pode deixar o carro no estacionamento do Porto de Cartí), mas ainda assim você terá que contratar um barqueiro para te levar à ilha na qual se hospedará, ou para fazer o seu passeio, caso você escolha apenas por um bate-volta.
Vale lembrar que os responsáveis por governar as ilhas são os índios Kuna Yala, ou seja, tudo em San Blas é organizado e oferecido por eles: a hospedagem, o transporte de barco e a alimentação. A sistematização da comunicação com eles também não é muito simples.
Como chegar em San Blas: agência
No nosso caso, fechamos o pacote que já incluía o transfer da Cidade de Panamá ao litoral e também o barco que nos levaria até a ilha de hospedagem. DE-FI-NI-TI-VA-MEN-TE, achei a melhor opção, pois acertamos tudo com antecedência por meio de uma agência, sem nenhuma dificuldade de contato ou comunicação. Fomos pegos às 5h no hotel da Cidade do Panamá. Quando chegamos no porto nosso guia, que cuidou de tudo durante nossa estadia, já estava a nossa espera para nos levar às ilhas. A agência que nos atendeu foi a Sanb Blas Beach Trips (@sanblas_beachtrips)
Na estrada, quando estiver entrando na comarca dos Kuna Yala, há um posto de controle de fronteira. Lá é necessário apresentar o passaporte e pagar uma taxa de 20 dólares. Além disso, no porto de Cartí, o visitante precisa pagar mais uma taxa de 2 dólares.
Veja nesse vídeo um pouco da estrada entre a Cidade do Panamá e San Blas.
Leia aqui sobre as Melhores ilhas para se hospedar em San Blas.
Reserve AQUI seu hotel em qualquer lugar do mundo com nosso parceiro. Essa é uma maneira de apoiar nosso blog sem pagar nada a mais por isso.
0 Comentários